A Escola do Futuro

Como queremos criar nossas crianҫas? Num mundo de mudanҫas constantes, onde a internet torna tudo mais dinâmico e democrático, cabe perguntar porque ainda aprendemos o mundo num ambiente estático, hierárquico e militarizado como ainda sao nossas escolas desde 1950. Cabe lembrar grandes teóricos da educaҫao libertária e da pedagogia, como Vigostky ou José Francisco Pacheco (fundador da revolucinária Escola da Ponte em Portugal). Mas uma iniciativa chama atenҫao em especial. Uma escola na suécia de nome Vittra, onde os alunos circulam livres e onde se tem tudo, menos salas de aula.  A filosofia da escola prega que o ambiente é mais importante que o conteúdo. Se o ambiente propicia liberdade, o aluno aprende como buscar conhecimento por si só e o professor será apenas seu tutor. em outras palavras, o aluno aprende como aprender e conteúdo vem em consequência.

A escola é divida em  cinco ambientes: a Caverna (um espaço reservado para concentração e privacidade), o Laboratório (experiências e trabalho prático), a Fogueira (aulas em grupo e socialização), o Furo (um lugar para encontros e impulsos), e a Arena (um lugar para mostrar e discutir o que foi aprendido).

Será que nao é hora de comeҫar a exigir uma escola condizente com nosso moderno mundo para nossas crianҫas? O Professor e educador Ken Robison fala um pouco do porque e como devemos mudar nossos paradigmas sobre educacao. Veja só nessa palestra animada:

Dica do Update or Die

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: