O futuro é Pay-per-Tweet

Em julho de 2010 uma tal Innovative Thunder, companhia de marketing radicada nos EUA,  lanҫou um livro chamado OH MY GOD WHAT HAPPENED AND WHAT SHOULD I DO?. O livro fala basicamente dos novos tempos onde a internet mudou tanta coisa, inclusive nossa relaҫao com a economia.

 

 

A internet tornou possivel algo q antes soava totalmente tupiniquim aos nossos ouvidos e que passou a ser descolado, ecologicamente correto, bom, barato, etc e tal. Estou falando do escambo. Isso mesmo, trocar coisas ao invés de comprar coisas, pode parecer loucura, mas cada vez mais surgem na internet possibilidades de substituir parte do dinheiro q vc pagaria por alguma outra moeda de troca. O livro se vendeu geniosamente por esse principio, ou melhor, o livro se espalhou viralmente pela internet com uma proposta muito simples, tweet a respeito desse livro e faҫa o download de graҫa. Era uma mecânica óbvia faҫa a propaganda pra levar o produto. Uma aposta do poder inegável do boca-a-boca. como você pode ver no video abaixo.

Acontece que a American Express, renomada companhia de cartao de crédito, resovleu apostar na idéia do escambo. Parece estranho a principio pensar que uma companhia que representa o cerne do capitalismo financeiro resolve dar um passo a frente no futuro usando pay-per-tweets como uma forma de bonificaҫao. Mas na verdade é assim que ela conseguirá estimular ainda mais o consumo. veja no video abaixo:

É curioso, mas a tendência talvez seja verdadeira e válida. Que mundo melhor seria se você tivesse tantas outras moedas de troca como um seguro de saúde que te dá descontos se você faz exercícios e come saudávelmente, ou uma prefeitura que te dá um desconto no IPVA se vc andar mais de bicicleta ou ir de transporte público pro trabalho. Mudar o mundo e a forma como vemos as coisas está na moda, e essa é uma moda que valhe a pena adotar.

Dica do Brainstorm 9

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: